Clique para tradução da página / Click for translation of the page

Menu de Navegação

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Oi, meus amigos...

Hoje estou muito feliz. Mais alegre do que nunca, por que vou falar com vocês desse assunto tão gostoso que é sentir felicidade.

Mas o que é essa tal felicidade? Quem consegue realmente ser feliz?

A felicidade é aquele estado de espírito que sentimos quando algo nos causa muito prazer. Dá aquele calorzinho no peito, aquela vontade de rir, aquela sensação de bem-estar... E geralmente temos vontade de dividir esse sentimento com outras pessoas.

Alguém que está feliz, sorri mais, é mais benevolente com as outras pessoas, tem mais paciência e bom humor.

Ah, então todos querem ser muito felizes! Mas por que não conseguem? Por que ser feliz às vezes parece tão difícil? Já ouvi muito essa pergunta, principalmente em minha clínica. Outro questionamento muito comum é: “ O que eu tenho que fazer pra ser feliz?”

Na vida cotidiana surgem mil e um problemas, uns menores, outros maiores, alguns enormes como montanhas escuras aparentemente irremovíveis. Como ficar feliz com tantos problemas?

Ainda não inventaram uma receita para a felicidade. Se existisse e fosse assim como uma receita de bolo; 2 colheres disso, 4 copos daquilo, quem tivesse essa receita além de muito feliz, poderia ficar rico, não? Bem, certamente eu também não possuo essa receita. Mas posso passar algumas dicas:

Dica nº 1 - Não existe uma felicidade permanente. Mesmo alguém que demonstra estar sempre de bem com a vida, uma vez ou outra irá passar por tristezas, contrariedades, aborrecimentos.

Dica nº 2 – Quem se sente infeliz o tempo todo, geralmente está buscando ou vendo a felicidade no lugar errado, por que assim como qualquer outro sentimento, ela não está fora, e sim dentro de você.

Dica nº 3 – Se a felicidade começa dentro e não fora de você, o primeiro passo para ser feliz é se conhecer muito bem. Esse auto-conhecimento pode ser alcançado através de uma terapia. Todas as teorias da psicologia possuem técnicas terapêuticas que permitem ao profissional psicólogo ajudar o seu paciente a se conhecer melhor. Você também pode se auto-conhecer observando o próprio comportamento, suas atitudes, seu jeito de ser, e como reage em determinadas situações. Quais delas te causam prazer, alegria, quais te deixam triste ou irritado, por exemplo. Porém, em um processo terapêutico, geralmente isso fica mais claro e o auto-conhecimento acontece mais rápido.

Dica nº 4 - Após se conhecer melhor, você conseguirá identificar as coisas que te dão prazer e vai começar a se aproximar de pessoas e situações que irão te deixar mais feliz. Além disso, através também do auto-conhecimento, vai aprender a lidar melhor com situações que normalmente o deixariam estressado ou infeliz. Se não puder evitar, ao menos irá diminuir o desconforto dessas ocasiões.

Dica nº 5 – Finalmente, a dica principal: Quem guarda mágoas e ressentimentos, quem se prende a sentimentos negativos, quem tem pensamentos amargos, nunca vai encontrar no seu caminho essa tal felicidade. É necessário fazer uma forcinha para substituir esses sentimentos e pensamentos. Se quer ser feliz, tem que pensar feliz! Difícil? Como qualquer mudança de hábitos pode não ser fácil no começo, mas é só ir tentando e com a experiência e a repetição, mudar se tornará mais fácil.

Tente praticar o perdão e a gratidão todos os dias. Agradeça a Deus, ou à natureza, ou ainda ao Universo tudo de bom que você recebe a cada dia.

Sorria mais, lembrando-se que cada vez que você sorri, vai receber outro sorriso como resposta, e essa troca de energias vai gerar mais felicidade.

Relaxe, brinque, seja mais leve. Não dê importância a pequenos aborrecimentos. E quando estiver feliz, divida, tornando outra pessoa feliz também.

Um grande beijo. Felicidades a todos.

4 comentários:

  1. Achei muito boa essa postagem e vou colocar em prática e aproveito o espaço para dizer a todos que passarem por aqui que simplesmente AME BASTANTE.
    Cidinha Barreto. CE

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto, ainda mais sendo tão inspirador.
    Acredito que o ser humano só evolui quando presta atenção em algo tão instrutivo e acalentador para a alma.
    Que venha mais e mais coisas lindas assim para nosso deleite.
    Parabéns amiga doutora.
    Bjs.
    Nair Souza-BA

    ResponderExcluir
  3. Sou eu de novo o Hilton e não resisti em deixar mais um comentário.
    Espero não estar sendo inconviniente em seu espaço.
    Essa postagem é bem legal e pretendo divulgar entre meus amigos aqui na net.
    Pode ficar tranquila não vou copiar e sim indicar sua página.
    Vou fazer um elogio mas com bastante educação a sua imagem que é muito bonita.
    Um bom dia e continue sendo sempre uma direcionadora.
    Abraço.
    Hilton Maceno (RJ)

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelo convite... estarei lendo seus textos com carinho. Aliás gostei muito sobre a FELICIDADE... estamos sempre em busca dela... que vc seja muito feliz... beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e volte sempre!

Entrevista - Programa Bem Viver


Márcia Palis em participação ao vivo no programa Bem Viver de 09/08/2014 na TV Integração Regional( Rede Globo).

Tema: como manter acesa a paixão nos relacionamentos depois de um certo tempo de convívio.

Muito obrigada mais uma vez pela atenção e o trabalho de vocês.

Abraços de Minas.

Entrevista : Fatores que podem atrapalhar a saúde emocional do trabalhador - Outubro/2015

Entrevista : Fatores que podem atrapalhar a saúde emocional do trabalhador - Outubro/2015
ASSISTA O VÍDEO NA ÍNTEGRA AO CLICAR NA IMAGEM. AGRADECIMENTO : A MG TV - Rede integração (TV Globo) aqui da região do Triângulo Mineiro.

Vamos rever todos os textos publicados?

Vamos rever todos os textos publicados?

Seguidores

Sinta-se Livre...Mude seus Paradigmas.

Sinta-se Livre...Mude seus Paradigmas.
Conheça nosso trabalho com a EFT - Técnica de Libertação Emocional.

Logomarca de sucesso.

Logomarca de sucesso.
Clique no banner e visite a nossa homepage

cursor