Quando falamos em sucesso, geralmente nos lembramos de celebridades, de estrelas, de pessoas prósperas, de gente rica, bonita, que sai em capas de revistas, que aparece em programas de televisão, de lindas mansões, carrões, enfim, de imagens que são estereótipos mentais que nos remetem ao conceito daquilo que definimos como sucesso. Para muitas pessoas, parece algo muito distante de sua realidade, um mundo fantasioso e inatingível, quase um conto de fadas
Ao pensarmos porém em sucesso do ponto de vista da Psicologia positiva, poderemos visualizá-lo de forma diferente e refletir sobre nossos projetos de vida e sobre o nosso próprio sucesso. A partir desse movimento relativamente novo e que teve início em 1998, novos conceitos foram introduzidos para o estudo da psicologia humana, quando o psicólogo americano Martin Selingman assumiu a presidência da Associação Americana de Psicologia. Segundo ele nos mostrou com suas pesquisas, até essa data, a ciência psicológica se ocupava mais em estudar os aspectos negativos e patológicos da psique humana, tais como doenças mentais diversas, depressão, stress, entre outros, ao invés de focar nos aspectos positivos do ser humano, como por exemplo, a esperança, a criatividade, a coragem, a sabedoria, a espiritualidade e a felicidade. Resumindo, a ciência psicológica trabalhava mais com os aspectos adoecidos do que os saudáveis e visava mais a cura do que a prevenção ou o aproveitamento do potencial humano para o seu desenvolvimento pessoal e emocional.
Estruturados nessa nova visão, o que seria considerado sucesso? Sucesso é construir projetos de vida, pessoais ou profissionais e através do autoconhecimento e do desenvolvimento de nossas melhores qualidades, aprendermos a usar esse potencial para atingirmos as metas estabelecidas dentro desses projetos, buscando sempre como objetivo principal a qualidade de vida, o bem estar e a felicidade.
Parece fácil quando se define assim teoricamente, mas não é tão fácil, uma vez que nesse caminho para o sucesso teremos que conviver com nossos aspectos negativos, crenças limitantes, nossos medos e valores aprendidos, que nem sempre foram positivos. Algumas atitudes e o conhecimento e vivência de novos conceitos, a busca de novas formas para reagirmos à situações adversas, e uma nova visão sobre nós mesmos, podem ser fatores decisivos para a realização de nossos sonhos e o alcance de nossos objetivos, enfim, para o nosso sucesso.
Dicas de sucesso baseados na psicologia positiva;
1- Foquem mais em suas qualidades que em suas dificuldades. Isso não significa fingir que essas últimas não existem, mas dêem mais valor às primeiras, que poderão ajudá-los a superar suas limitações com mais facilidade do que imaginam.
2- Quando alguma coisa der errado, não vistam a camisa de “coitadinhos”. Parem, permitam-se até ficar tristes, ansiosos ou aborrecidos. Desabafem, mas não fiquem apáticos. Há sempre um novo caminho para atingir o objetivo desejado. Não se deixem desanimar pelos “nãos” da vida. Não os computem como fracassos, e sim, como oportunidades para aprendizado. Acostumem-se com essa palavra: Resiliência - Capacidade do indivíduo de reconstruir-se positivamente frente às adversidades.
3- Mantenham perante a vida atitudes de gratidão. Sejam gratos por tudo que têm e por tudo que irão conquistar. A atitude de gratidão é o primeiro passo para novas conquistas.
4- Sejam afetuosos e bem humorados. O sucesso não convive bem com o mau humor e o desamor
5- Ativem sua rede de contatos. Aprendam a pedir ajuda. Aprendam a aceitar ajuda e a ajudar também.
6- Finalmente, mudem seu conceito de sucesso. Sucesso não é ser rico ou bonito, sucesso é ser feliz.
Márcia Palis