O mundo parece mais colorido. Seu coração bate mais forte. Há um brilho novo em seu olhar e um enorme sorriso em seu rosto. Suas emoções estão à flor da pele. Você se sente feliz e louco ao mesmo tempo, mas não sabe dizer se o que está acontecendo é Amor ou Paixão. Como entender e diferenciar esses sentimentos? Como saber se essa emoção vai se transformar em amor, ou se é apenas fruto de carência ou solidão momentânea? Geralmente, a paixão ocorre primeiro que o amor. Se ela nasce da carência ou se tem bases mais sólidas e evoluirá para um sentimento de amor verdadeiro, só com o tempo você saberá.
Em alguma esquina do mundo, em um barzinho, no seu trabalho, na faculdade ou em algum site de relacionamentos da internet, vocês se encontram. Conversam, trocam idéias, e sem que perceba, quando menos espera, aquele sentimento já tomou conta de você. Mas como podemos definir paixão? Um sentimento muito especial. Contraditório, forte e frágil, eterno enquanto dure, como dizia o poeta. A paixão simplesmente acontece! E nos deixa vulneráveis e indefesos. Tão intensa, tão gostosa de sentir, que quem está apaixonado, tem certeza que é amor. É uma sensação maravilhosa, a felicidade fica explícita e nos transpõe, o mundo se transforma e tudo parece possível e alcançável. Como fenômeno inconsciente, sabe-se que as pessoas buscam na paixão a realização de um desejo não realizado, uma situação desconhecida, evocada num passado distante e muitas vezes negado, mas para quem está apaixonado, não importam as explicações, o sentimento é único.
Quem já sentiu não quer deixar de sentir, porém a paixão é efêmera, dura pouco. Parece magia e é um sentimento mágico, mas acaba rápido. Os aspectos negativos aparecem quando, ao findar da mágica, só resta a sensação de um sentimento que não se renova, no momento que temos a exata medida da verdade do amor cego, que era muito bonito, mas que quando se torna real, não consegue vislumbrar nenhum atrativo. No amor, entretanto, podemos ver o ser amado como ele é realmente e transcender as diferenças e as dificuldades. A paixão, ao contrário do amor, vive intensamente por um período muito curto e a estabilização do amor só acontece na medida em que os amantes passam a ter uma visão real da verdade do outro.
Amor e paixão são sentimentos diferentes se definirmos amor como um interesse sincero por uma outra pessoa e paixão como um forte desejo que pretendemos satisfazer. Somente a maturidade do envolvimento afetivo consegue suportar a frustração de não ver no outro aquela perfeição ambulante , pois o amor, diferentemente da paixão, tem a possibilidade da transformação e se renova quando é cuidado, resgatando sempre o sentimento que possa manter o relacionamento como uma mistura de afeto e desejo.Todos queremos viver um grande amor e se ele se inicia com a paixão, melhor ainda. São preciosos os relacionamentos que começam com uma grande paixão, progridem lentamente e se solidificam, transformando-se gradativamente em amor.